sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O momento único

"Esta manhã, casais de borboletas brancas, douradas, azuis, passam inúmeras contra o fundo de bambus e samambaias da montanha.

É um prazer para mim vê-las voar, não o seria, porém, pregá-las em um quadro... Eu não quisera guardar delas senão a impressão viva, o frêmito de alegria da natureza, quando elas cruzam o ar, agitando as flores. Em uma coleção, é certo, eu as teria sempre diante da vista, mortas, porém, como uma poeira conservada junta pelas cores sem vida... O modo único para mim de guardar essas borboletas eternamente as mesmas, seria fixar o seu vôo instantâneo pela minha nota íntima equivalente...

Como com as borboletas, assim com todos os outros deslumbramentos da vida... De nada nos serve recolher o despojo; o que importa é só o raio que nos feriu, o nosso contato com eles... e este como que eles também o levam embora consigo."


Joaquim Nabuco, do prefácio à "Minha Formação"

3 comentários:

LiLi disse...

www.youtube.com/watch?v=fktj8UjzUFU

Sara Tavares (=

Daniel Savio disse...

A vida nos seduz com coisas supostamente simples, mas tão necessárias...

Fique com Deus, menina Nayara.
Um abraço.

Aceber: Lux in meixor trova disse...

É as borboletas....e a metamorfose da vida, cada fase...cada mudança...e casa conhecimento, que deve sempre está livre, pra voar e atingir o auge da beleza...!


Muito lindo o prefácio, desse livro!!!